domingo, 24 de janeiro de 2010

IRMÃOS SOLIDÁRIOS

ARTISTAS SERGIPANOS

























Fotos: Elian Cruz























O Teatro Tobias Barreto foi o palco de uma ação solidária das mais significativas e emocionantes. Na noite de ontem, 14, artistas sergipanos, amigos e familiares do músico e compositor Wellington dos Santos, conhecido como Irmão, realizaram e prestigiaram o evento beneficente com finalidade de ajudar o músico Irmão, em tratamento de saúde fora do Estado. Intitulada de ‘Irmãos solidários’, o evento contou com a apresentação musical de Tonho Baixinho, grande amigo e dupla de Irmão durante muitos anos, e um pregão de 22 obras de 17 artistas plásticos sergipanos, entre os quais, Adauto Machado, Ismael Pereira, Pythiu, Silveira, Joel Dantas, Fábio Sampaio, Elias, Hortência Barreto, e Adriana Hagenbeck., que doaram suas obras para colaborar na recuperação do músico. O artista plástico Adauto Machado contribuiu com o pregão, e afirmou que a ideia de juntar os artistas para um leilão beneficente foi de sua autoria. “Há alguns anos eu tive a ideia de fazer um leilão como esse para dar um final de vida digno a J. Inácio, já que ele contribuiu tanto para o engrandecimento artístico do Estado. Com a situação do nosso querido Irmão, Meirinha tomou a iniciativa de resgatar a ideia, e eu abracei a causa junto com minha esposa Fatima, e outros artistas, para ajudar no tratamento de Irmão, declarou o artista. Para a secretária de Estado da cultura, Eloísa Galdino, a iniciativa tem um grande simbolismo, pois parte dos artistas sergipanos. “Estou muito feliz, pois as pessoas estão participando ativamente, e nós da Secult, temos uma relação dupla com esse evento não só porque Irmão contribuiu muito para a cena cultural sergipana, mas porque Irmão faz parte da Secult, e esse é um gesto que tem uma importância muito grande porque demonstra a vontade que a classe artística e que todos nós temos de que o nosso querido Irmão se recupere e volte a fazer parte da nossa vida e do nosso cotidiano”, comentou a secretária. O diretor presidente da Sociedade Semear e amigo de Irmão, Carlos Aragão, foi ao evento para contribuir com a recuperação do músico. “A gente conhece Irmão como um grande artista de Sergipe. Para mim, não foi surpresa os artistas novamente se juntarem em nome de Irmão, que é o grande inspirador disso aqui. E essa iniciativa é fantástica porque além de ajudar Irmão, as pessoas que adquirem as obras também ajudam a divulgar o trabalho dos artistas sergipanos, afirmou. A Iniciativa Rosimeire Albuquerque, conhecida com Meirinha, é esposa do grande artista César Macieira, e explicou os motivos para que ela resgatasse a ideia de Adauto Machado, em realizar um evento beneficente. “Eu tive câncer de mama e tive a sorte de ter um tratamento maravilhoso, de poder arcar com esse tratamento. Irmão era muito amigo de meu marido, e amigo de todos, e eu achei que essa era uma forma de ajudá-lo, pois o tratamento para o câncer é muito caro. Para mim, essa é uma forma de retribuir a ajuda que eu tive durante o meu tratamento. Irmão merece tudo isso e muito mais, por ser a pessoa íntegra que ele é” disse. Irmão é cantor, compositor e militante ativo dos movimentos culturais do Estado, e com uma carreira de mais de 30 anos, foi um dos primeiros artistas da cena musical da década de 70 a desenvolver trabalho autoral na área da música. O músico já participou de grandes festivais dentro e fora do Estado, morou na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro durante 4 anos para consolidar sua carreira artística, conhecendo assim músicos de renome internacional, como Gilberto Gil e João Bosco. Bastante emocionada, a filha de Irmão, Juliana Sobral, comentou que o gesto foi muito gratificante para a família do músico. “Levei um susto quando soube, fiquei surpresa e achei a iniciativa fantástica, porque durante vários anos, meu pai movimentou a cultura sergipana na Secretaria de Estado da Cultura, e como compositor e músico. Eu fico muito grata em saber que ele realmente tem amigos que lembram dele, que sabem da importância que ele tem para a cultura e para a família.

Nenhum comentário: